6 de Novembro de 2017
Imprimir    E-mail

Novembro Azul: Agevisa realiza em Patos ações em prol da saúde do homem

 

Pelo quarto ano consecutivo a Gerência Técnica Regional III Agevisa – Patos, realiza a edição do Novembro Azul, uma importante ação de conscientização para o cuidar da saúde do público masculino. O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira 06, no auditório da 6ª Gerência de Saúde.

 

Um grande número de homens compareceu para a palestra com o médico urologista José Eliseu de Melo Neto, que tem tido importante papel no trabalho de conscientização do referido público, na prevenção, em especial ao câncer de próstata, que matou no ano passado cerca de 14 mil homens no Brasil. Acredita-se que o número se aproxime do dobro, já que as estatístiscas podem não condizerem com a realidade, segundo Dr. Elizeu.

 

O diretor administrativo e financeiro da Agevisa, Irlanilson Fabricio de Almeida, destacou a importância dessa ação promovida pela Gerência Técnia Regional III Patos, com apoio da 6ª Gerência, Corpo de Bombeiros, dentre outras instituições. “É um momento importantíssimo para os homens aprenderem a cuidar melhor da saúde, detectar de forma precoce o câncer de próstata, obter a cura. Não se trata de uma ação limitada apenas ao mês de novembro, mas tem que ser diária. O Governo do Estado vem fazendo sua parte, apoiando, incentivando na conscientização do público masculino”, comentou Irlanilson.

 

Em sua palestra o urologista José Eliseu, além da falar das causas, sintomatologia e tratamento do cãncer de próstata e peniano, criticou o descaso com a saúde do homem no Brasil, citando a falta de investimento, algo que contribui para o avanço da doença. “Falta infraestrutura no SUS para atender os homens, faltam recursos e campanhas abrangentes para que se trabalhe a prevenção e assim possamos evitar tantas mortes”, desabafou o médico.  

 

O gerente regional de saúde, José Leudo de Farias, também criticou a falta de compromisso dos gestores municipais com a saúde do homem, reforçando a importância do exame do toque. Diz que são poucos os municípios que desenvolvem políticas nessa direção, de garantia desse importante exame para a detecção da doença. Na região de Patos são raros os muicípios, podendo-se citar como exemplo Malta, Quixaba, São José do Sabugi, que estão atendendo essa demanda pelo exame do toque.

 

A gerente técnica da Regional III da Agevisa, Elza Betânia Barbalho, agradeceu aos parceiros, que mais uma vez estão juntos fortalecendo o trabalho de conscientização de saúde do homem, onde foi oferecida no encontro não apenas a palestra com Dr. Eliseu, mas também vários serviços como teste de glicemia, verificação de pressão arterial, vacinas contra Tétano e Hepatite B, teste rápido de Sífilis e HIV. “Mais uma vez os homens atenderam nosso chamado e ouviram atentamente as orientações do médico José Eliseu, que se comprometeu, como fez nas outras edições da campanha promovida pela Agevisa, a fazer o exame de próstata nos homens que participaram da palestra”, disse Elza, agradecendo a presença dos homens.

 

 

Marcos Eugênio



« Voltar