13 de Junho de 2017 Marcos Eugênio
Imprimir    E-mail

Ministério da Saúde amplia faixa etária da vacina HPV

 

O mnistério da Saúde divulgou nota informativa sobre a ampliação da faixa etária da vacina contra HPV, que, a partir deste mês será oferecida também à população masculina de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), no Calendário Nacional de Vacinação.  

 

Para os adolescentes do sexo masculino que vão tomar a primeira dose da HPV quadrivalente com 14 anos, a segunda num deverá ser administrada num intervalo mínimo de 6 meses e máximo de 12 meses.

 

Segundo o MS, essa ampliação fortalecerá as ações de saúde na populaçãomasculina e possibilitará a prevenção da ocorrência dos cânceres de pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais. Lembra que, com a vacinação dos meninos, haverá maior proteção também para as meninas, reduzindo, nas próximas décadas, as infecções atrib uíveis ao HPV em ambos os sexos.

 

Desde sua implantação em 2013 até março deste ano, para meninas (9 a 15 anos), apenas 70,5% delas reeceberam a primeira dose e 43% completaram o esquema vacinal completo, de duas doses.

 

Para meninos (de 12 a 13 anos) a vacina passou a ser oferecida este ano. De janeiro a março apenas 9,6 haviam recebido a primeira dose. A segunda dose começa a ser aplicada a partir do próximo mês.



« Voltar