18 de Junho de 2017
Imprimir    E-mail

Nabor Wanderley solicita ao governo estadual e federal auxílio para proprietários rurais realizarem o CAR e georreferenciamento

 
 
O deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB) encaminhou, na última semana, apelo ao Governador Ricardo Coutinho, no sentido de autorizar o INTERPA, a EMATER ou a EMEPA providenciar o Cadastro Ambiental Rural - CAR, registro eletrônico obrigatório a todos os imóveis rurais, em cumprimento à Lei Federal nº 12.651/2012.
 
O Cadastro Ambiental Rural é um instrumento para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. O CAR tem um prazo estabelecido para vigorar, nos termos na legislação, e os pequenos proprietários rurais não dispõem de condições financeiras necessárias para à implantação dessa interessante política de georreferenciamento e a certificação do INCRA.
 
O prazo original para o CAR era de maio deste ano e foi estendido para dezembro de 2017 por meio da Medida Provisória 707/2015. Agora, o Congresso estende também o prazo para que as instituições financeiras concedam crédito agrícola, em qualquer de suas modalidades, aos proprietários de imóveis rurais que estejam inscritos no cadastro.
 
“O governo federal deu prazo para que possa ser feito esse cadastro, mas, infelizmente, a maioria dos pequenos produtores do nosso estado, sofridos com sete anos de seca, não têm condições de pagar esse cadastramento e vão terminar perdendo o prazo sendo eles prejudicados, sendo que alguns proprietários rurais recorrem aos bancos para realização de empréstimos”, alertou o deputado Nabor Wanderley.
 
 “Queria solicitar do governador que pudesse dá uma atenção especial para autorizar os órgãos competentes a auxiliar a esses pequenos produtores no Cadastro Ambiental Rural exigido pelo governo federal”, reforçou.
 
Nabor Wanderley ainda solicitou ao governo federal que viabilize aos pequenos produtores rurais da Paraíba o georreferenciamento das propriedades.
 
São João de Patos
 
Utilizando a tribuna da Casa de Epitácio Pessoa, na última terça-feira, o deputado ainda convidou os pares da Casa para prestigiarem o festejo junino de Patos que começa nesta terça-feira, dia 20, e vai até o dia 25.
 
Assessoria


« Voltar