14 de Novembro de 2017
Imprimir    E-mail

Laboratório municipal vai disponibilizar teste rápido de Zika pra população de Patos e região

 

O Laboratório Municipal de Patos, dirigido pela Secretaria de Saúde, irá disponibilizar teste rápido para detecção do vírus da Zika. O teste foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde que encaminhou o material e fez a capacitação dos profissionais de saúde do município com o objetivo de proporcionar um diagnóstico do vírus de forma rápida e eficaz.

 

A tecnologia confirma, em 20 minutos, se o paciente está ou já foi infectado pelo vírus Zika em algum momento da vida. Ou seja, com o teste será possível identificar o vírus no organismo, independente do tempo de infecção. No caso de diagnóstico positivo, o material coletado é encaminhado para o Laboratório Central da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba (LACEN-PB) quando será confirmado se realmente há a presença do vírus para posterior tratamento do paciente infectado.

 

De acordo com a gerente de Laboratório e Farmácia, Germana Leitão, esse teste foi um avanço para a saúde do município. “É um avanço muito grande para o povo de Patos, porque antes nós só tínhamos o teste de biologia molecular através de uma técnica que demorava muito sair o diagnóstico e com o teste rápido será possível acelerar o tratamento desses pacientes e diminuir o risco de qualquer sequela”, destacou a gerente enfatizando que o teste ainda servirá para o diagnóstico precoce de mães gestantes e o tratamento de crianças com microcefalia.

 

O teste será realizado em pessoas que tiverem sintomas da doença e com indicação médica, sendo que as gestantes e crianças terão preferência e a previsão é de que ainda esta semana esteja disponível para a população de Patos e região.

 

COORDECOM

 



« Voltar