11 de Agosto de 2017
Imprimir    E-mail

Mutirões do seguro DPVAT atingem quase R$ 17 milhões em indenizações

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba vem trabalhando com uma política de disseminação das práticas autocompositivas por todo o Estado, buscando expandir as conciliações e mediações. Para o segundo semestre deste ano, está sendo concluído um calendário para a formação de novos conciliadores, beneficiando comarcas do litoral ao sertão, conforme informou o diretor-adjunto, juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha.
 
No primeiro semestre, foram treinados conciliadores da comarca de Itabaiana. Para o segundo semestre, está prevista a capacitação nas comarcas de Campina Grande, Catolé do Rocha, Patos, Sousa e Cajazeiras.
 
“Por meio dos convênios que o Nupemec possui com diversas faculdades e universidades, vamos treinar um grande número de estudantes e servidores, para que atuem como conciliadores nos vários Centros de Conciliação do Estado”, disse o magistrado.
 
Até o momento, as universidades conveniadas com o TJPB, por meio do Núcleo, são: IESP, FESP, Unipê, Facisa (Campina Grande), FAP (Santa Rita), FIP (Patos), UFCG (Sousa), Fafic (Cajazeiras) e FPL/UEPB (Guarabira).
 
A promoção de mutirões é outra atividade que vem sendo desenvolvida pelo Núcleo ao longo dos anos, entre eles, os que aceleram o julgamento de processos relacionados ao Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres – DPVAT.
 
Visando promover conciliações entre as vítimas dos acidentes com direito a receber o seguro e a Seguradora Líder, os mutirões DPVAT já atingiram, desde 2015, um total de R$ 16.858.424,85 milhões em indenizações, por meio de acordos.
 
Os eventos ocorreram na Capital paraibana e nas Comarcas de Campina Grande e Patos. Ao todo, foram firmados 5.422 acordos, que representaram mais de 80% de conciliações.
 
O Nupemec também investe em mutirões fiscais, que oferecem oportunidades aos contribuintes de regularizarem seus débitos com órgãos do Estado ou Município.
 

 



« Voltar