3 de Novembro de 2017
Imprimir    E-mail

Secretaria de Educação de Patos inicia formação do PNAIC com professores do ensino fundamental

 

A Secretaria Municipal de Educação de Patos iniciou nesta quarta-feira, dia 1º de novembro, no Centro de Treinamento de Professores Marlene César, a Formação PNAIC/SOMA direcionada a professores dos anos iniciais do ensino fundamental que atuam na Rede Municipal de Ensino.

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para que isso seja possível os professores que atuam diretamente na formação dessas crianças recebem capacitação e treinamentos direcionados às metodologias que podem ser adotadas para que o objetivo da alfabetização seja alcançado.

 

“O PNAIC é um programa que dá suporte ao professor para que ele possa fazer a alfabetização na idade certa. O MEC exige que as crianças estejam alfabetizadas dentro da idade e nós estamos fazendo a formação dos professores que vão formar estas crianças,” disse a coordenadora do PNAIC em Patos, Edinalva Lima de Figueiredo.

 

Os objetivos do Pacto partem da premissa que a alfabetização é uma das prioridades nacionais, e o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Sendo assim, o PNAIC prevê que, aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, o domínio das correspondências grafofônicas, a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

 

“Hoje nós estamos fazendo com os professores do 1º ao 3º ano, e na próxima semana acontecerá com os professores da pré-escola, creche e Novo Mais Educação. Essa formação é uma oportunidade excelente para o professor aprender didáticas inovadoras que façam com que a criança se sinta mais atraída e motivada,” disse a coordenadora do PNAIC em Patos.

 

A formação se estenderá também para os professores da Educação Infantil e do Novo Mais Educação, tendo em vista a inclusão desses profissionais na adesão ao Pacto nesse ano de 2017.

 



« Voltar